terça-feira, 1 de novembro de 2011

Estátua de Zeus | Maravilha do Mundo

Estátua de Zeus | Maravilha do Mundo Estátua de Zeus - Maravilha do Mundo
Grécia - 450 a.C.
Esta estátua foi obra do mais famoso escultor grego: Fídias, nascido por volta de 490 a.C. Zeus, o Júpiter dos romanos, sentado em seu trono no interior do templo, media 12 metros de altura (18 metros contando o pedestal) e tinha na mão esquerda um cetro coroado com uma águia.

A estátua foi construída em madeira, mas era inteiramente revestida de materiais preciosos: as partes do corpo em marfim, o manto em ouro, os olhos em pedras preciosas. Estava sempre envolta com um véu de púrpura e era descoberta apenas nas grandes solenidades. A obra foi colocada em Olímpia, cidade famosa por suas construções e monumentos ligados aos jogos olímpicos que eram realizados de quatro em quatro anos em sua homenagem.
Por volta do ano 393 d.C., época em que Roma dominava o mundo conhecido, o imperador romano Teodósio baniu os jogos olímpicos da Grécia e o templo de Zeus foi fechado.

A estátua foi transportada por um rico grego para um palácio em Constantinopla e lá permaneceu até ser destruída em um grande incêndio, por volta do ano 462.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog

Arquivo do blog