sábado, 19 de novembro de 2011

2 maneiras de saber se você é bem-sucedido(a)

Imagem: Getty Images
Você pode ter acordado um pouco desanimado(a) nesta terça-feira. Será que seu trabalho tem a ver com esse sentimento? Faça duas perguntas-chave para definir mudanças em um futuro próximo (ou não):

1. Você está contente?

Você acorda todos os dias pensando que o dia pode ser melhor que o anterior, mas vai se decepcionando com o passar das horas? Você sempre diz que “as coisas vão melhorar quando _______________” (insira sua desculpa favorita aqui).
Estar contente é um estado de espírito. Isso significa que não depende de fatores externos, mas do seu ponto de vista com relação às coisas. Algumas pessoas são reclamonas por natureza e isso pode favorecer o desânimo no dia-a-dia. Controle seus pensamentos, pois às vezes eles são o único impedimento para fazer tudo melhorar na nossa rotina.
Eu repito a pergunta: você está contente consigo mesmo(a)? Se sim, parabéns. Se não, o que pode ser melhorado? Analise profundamente essas respostas.

2. Você faz o que você ama?

Ser bem-sucedido(a) não significa apenas ganhar dinheiro, mas estar satisfeito(a) com a sua situação no geral. Eu me lembro de um momento no filme “O Diabo Veste Prada”, quando os personagens estão em volta de uma mesa de bar e fazem um brinde “aos empregos que pagam o aluguel”, querendo dizer que praticamente todos trabalham em algo que não gostam, mas o fazem porque o emprego paga as contas. É o seu caso? Avalise o seguinte:
É temporário? Esse trabalho é uma ponte para algo que você vise no futuro? Talvez você esteja fazendo um estágio que não gosta muito ou trabalhando em algum lugar mais ou menos até terminar a faculdade, por exemplo. Nesse caso, tendo um objetivo, a coisa muda de figura e dá um impulso para continuar mais algum tempo.
Você não vê perspectiva? Se você está trabalhando em algum lugar que não gosta e não vê qualquer perspectiva de mudança de cenário, é preciso agitar. Eu tenho uma amiga que trabalha como auxiliar administrativo, mas seu sonho é ser chef de cozinha. Ela nunca mudará essa situação se não fizer um curso na área, por exemplo, e ir procurando trabalhos na área.
O que não dá é para viver reclamando.
O sucesso não é igual para todos. Ser bem-sucedido(a), ao meu ver, significa estar satisfeito(a) com a situação atual – aquela sensação de estar onde sabe que é o certo estar. Não tem necessariamente a ver com dinheiro (depende dos seus objetivos), mas esse é o meu ponto de vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog

Arquivo do blog