terça-feira, 1 de novembro de 2011

Curiosidades sobre a Grécia

Um dos aspectos mais curiosos da Grécia era a comunicação. Para enviar mensagens importantes dentro de seu território, era comum que as pessoas contratassem corredores profissionais, que desenvolveram grande velocidade e resistência.

No ano de 490 a.C., um ateniense chamado Fidípedes teria corrido de Atenas até Esparta, cerca de 240 km, em apenas dois dias.


Ultramarina
Outra curiosidade envolve a parte ultramarina, pois constatou que as comunicações ultramarinas seguiam as rotas comerciais regulares e um navio mercante, sob condições favoráveis de tempo, conseguia alcançar até cerca de 100 quilômetros durante o dia claro.

Por causa do tempo, uma carta de Atenas para Rodes, levada por mar, podia demorar de quatro dias a um mês para ser entregue.
Meta da educaçãoA educação grega era diferenciada entre os sexos. As meninas não recebiam qualquer educação escolar formal, mas aprendiam os ofícios domésticos e trabalhos manuais com as mães.

O principal objetivo da educação grega era preparar o menino para ser um bom cidadão. Em conseqüência disso, variava de uma cidade-Estado para outra, conforme as várias idéias que se tinha a respeito da formação de um bom cidadão.

Os gregos antigos não contavam com uma educacão técnica para preparar os estudantes para a profissão ou negócio.


Democracia
Outro aspecto interessante era que como parte da vida cotidiana dos gregos, havia a, ainda hoje, discutida democracia grega. Se o termo atualmente se mantém como a melhor forma de governo, de acordo com a vontade da maioria, na Grécia, o alcance dessa expressão era bem relativo.

Na época de Péricles (460/429 a.C.), quando ele governou Atenas por 30 anos, havia a chamada democracia escravista. A cidade-Estado atingiu o apogeu de sua vida política e cultural, tornando-se a mais proeminente da Grécia.



Fonte:
Mitos da Grecia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog

Arquivo do blog