sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Sen segunda chance

Em uma festa, você certamente já encontrou pessoas que instantaneamente pareceram ser as mais interessantes, as mais divertidas e que você mais gostaria de conhecer melhor. Pode ter sido pela beleza, estilo ou conversa, mas essas pessoas seguiram algumas regras básicas para causar esse efeito. Uma boa primeira impressão é fundamental para construir relacionamentos e isso vale para tudo: reuniões, mulheres, amigos, sogros, entrevistas de emprego…
São apenas 10 ou 20 segundos, mas nessa hora, um simples aperto de mão frouxo, um visual desleixado ou uma frase mal dita já podem acabar com toda uma reputação num único ato. E não importa se você tiver as melhores intenções e for um cara incrível. Eis sete lições básicas para causar uma boa primeira impressão:
Vista-se bem
George Clooney é um exemplo de bom estiloUse roupas apropriadas para o evento (ou para sua profissão). Suas peças não precisam ser da grife mais top, mas devem estar limpas e ter um caimento perfeito. Você não quer queimar seu filme antes mesmo de abrir a boca.
Cuidado com gíriasSe você tem 30 anos e ainda usa aqueles termos que todo mundo no colégio achava legal décadas atrás, isso não vai ajudá-lo. Você não usa boné virado para trás, correto? O mesmo deve valer para as suas palavras.
Use o nome da pessoaTodo mundo já passou por uma situação constrangedora ao esquecer o nome de alguém. Por isso, guardar o nome de quem você acabou de conhecer é tarefa básica, falar o nome dessa pessoa durante a conversa é um bônus importante. Isso vai mostrar que você prestou atenção nela desde o início e deu importância suficiente para guardar seu nome.
Postura
nunca tente impressionar uma pessoa desse jeito
Ombros caídos mostram fraqueza, olhar para o chão mostra timidez e um aperto de mãos sem força demonstra desleixo. Capriche na sua postura, mantenha seus movimentos firmes e utilize um tom de voz claro e em bom som, mas sem gritar.
Evite clichêsA primeira impressão é…”. Sim, é a que fica, mas usar esses clichês que todo mundo concorda em uma conversa não vai levá-lo a lugar algum. A outra pessoa vai considerá-lo apenas alguém comum e que ainda não consegue desenvolver uma opinião própria sem apelar para muletas de conversas.
GroomingUm bom perfume (sem exagero), um corte de cabelo legal e unhas cortadas não garantem que você vai conquistar um novo emprego, mas a falta deles podem arruinar uma entrevista.
Saiba ouvirTer assuntos interessantes para conversar é fundamental, mas escutar a outra pessoa também. Mostre que está prestando atenção no que ela fala, não fique olhando para os lados e, principalmente, não mexa no celular no meio da conversa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog

Arquivo do blog