quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Diferenças do portugues de Portugal do brasileiro

A encantadora República Portuguesa! Já me peguei várias vezes imaginando viagens para a Europa, roteiros por todos os países do continente europeu e sempre o trajeto começa por Portugal, que está ao oeste dessas terras. Acredito que seja porque pensamos que, dos países da Europa, Portugal é o local no qual teremos menos dificuldade de comunicação e a troca de sotaques e expressões deve ser incrível.
Português de Portugal
Mas é engano pensar que o fato de falarmos o mesmo idioma facilita a conversa entre portugueses e brasileiros. As expressões locais em Portugal são totalmente distintas das gírias no Brasil. E há ainda palavras que o dicionário brasileiro reconhece com um significado e em Portugal sua definição é outra. O que prova que a tal “Unificação da Língua Portuguesa” está longe de se consolidar de verdade.
Não estranhe se precisar pegar bichas em aeroportos, mercados ou hotéis em Portugal. “Bicha”, segundo o vocabulário dos portugueses, quer dizer “fila”. Alguns erros acabam se tornando bizarros e à primeira vista até assustam. Ouvir uma frase como “aqueles canalhas têm medo desta pica” nos soa de maneira estranha e até vulgar e pejorativa. Mas, se pronunciada por portugueses, quer dizer apenas que “um grupo de crianças tem medo desta injeção”. Ou pode ocorrer também de ouvirmos uma frase extremamente comum que, para nós, não faz o menor sentido. “A menina está com histórias e pediu para comprar outro penso higiênico”, ao ler essas palavras nem parece que estamos tentando decifrar uma frase em português, não é mesmo?! Pois seu significado para os lusitanos é simples: “A menina está menstruada e pediu para comprar outro absorvente”. Assim é fácil perceber que precisamos mesmo tomar cuidado com o nosso português se formos a Portugal.
Abaixo segue uma lista das principais gafes cometidas por não conhecermos a fundo as expressões e dialetos típicos dos portugueses de Portugal.
BrasilPortugal
CafézinhoBica
Pão francêsCacete
CegoInvisual
SanitárioSalva-vidas
Salva-vidas de praiaBanheiro
ChicletePastilha elástica
InjeçãoPica
Embebedar-seEnfrascar-se
ImpostosPropinas
MulherengoMarialva
TesãoPonta
DurexFita-cola
FilaBicha
Um adolescenteUm puto
PerucaCapachinho
Calcinha femininaCueca
Absorvente femininoPenso higiênico
Ficar menstruadaEstar com histórias
Professor particularExplicador
Comissária de bordoHospedeira
GarisAlmeidas
Bandeira de Portugal
Fique atento aos “foras” mais comuns e não passe vergonha quando for a Portugal. Conhece mais algum falso cognato frequente na Língua Portuguesa? Divida conosco, deixe seu comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog

Arquivo do blog