É comum vermos matérias, na TV ou em revistas, que mostram os costumes do local. A imagem de mulheres muito reservadas e com turbantes, normalmente, é uma das primeiras coisas que nos vem à mente. A cultura do Oriente Médio é realmente diferenciada e, antes de visitar suas cidades, é importante conhecer os hábitos médio orientais. Tal conhecimento pode evitar muitos constrangimentos e desentendimentos. Confira os principais costumes:
- As mulheres locais não devem sair com os cabelos descobertos e nem desacompanhadas.
- A mulher casada, no Egito, exibe os cabelos somente para a família e para o marido.
- A religião muçulmana obriga o uso do hijab, o manto islâmico que envolve todo o corpo, da abaya, a túnica preta e longa, e do niqab, o lenço fino que cobre o rosto e deixa os olhos à vista. Homens também usam longas túnicas.
- No Egito, os homens ainda usam camisas e blusas com enfeites, sapatos floridos ou coloridos.
- Na hora das refeições, não toca-se nos alimentos com a mão esquerda, pois essa é considerada impura. A mão direita, pelo contrário, é utilizada para fins nobres.
- Em Marrocos, por exemplo, eructar após as refeições é sinal de satisfação. Quem não “arrota” passa por estranho.
- As mulheres são muito vaidosas e preocupam-se com a estética. Nem mesmo a religião muçulmana impede que elas cuidem do corpo. Os salões são muito frequentados e, lá dentro, elas ficam mais à vontade, usando jeans, alças, descobrem o rosto, exibem jóias e, algumas vezes, piercings.
- O beijo público entre casais é proibido. Mas o beijo entre homens, como comprimento, é permitido.
- As moças solteiras não devem manter conversas com homens.
- No Egito, as mulheres mais ricas exibem muitas jóias de ouro nos braços.
- Nas escolas, os meninos e as meninas sentam em bancos separados.
- Saiba pechinchar no Egito, pois, ao perceberem que trata-se de um estrangeiro, cobram altos preços pelos produtos locais.
- Os Árabes não comem carne de porco, por ser considerada impura.
- As mulheres são proibidas, pelo Corão, livro sagrado, de dirigir automóveis.
- É comum encontrar homens de mãos dadas. Representa sinal de amizade.
- Nos países árabes, é falta de educação apontar as coisas com o dedo indicador. Use sempre a mão inteira.
- Deixar um pouco de comida no prato, após as refeições, é um elogio ao anfitrião, pois representa abundância.
Alguns dos lugares mais procurados pelos turistas são: Israel, que respira história; a Turquia, sétimo país mais visitado no mundo, e; Dubai, um dos sete Emirados, considerada a capital do entretenimento. Quem gosta de passear à noite, vai se identificar muito com a cidade, pois ela oferece eventos capazes de preencher semanas. Um local que contrasta o velho e o novo, o conservador e o liberal. Se é para o Oriente Médio que você pretende ir em sua próxima viagem, aproveite para realizar reserva de hotéis aqui no Falaturista. E se sua preferência é pela “capital do entretenimento”, temos diversos hotéis em Dubai para recomendar.
Devido a diversos fatos históricos e à religião, característica marcante, uma forte e peculiar cultura desenvolveu-se no local, atraindo olhares do mundo todo. O cristianismo, o islamismo, o judaísmo, o mitraísmo e outras doutrinas, nasceram e tiveram a região como centro espiritual. Hoje o Oriente Médio é um grande centro de negócios, uma área estratégica, que tem o petróleo e a agropecuária como principais atividades econômicas
Nenhum comentário:
Postar um comentário