quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Costumes locais no Oriente Médio

porção oeste do continente asiático é também conhecida como Oriente Médio. Países como Afeganistão, Arábia Saudita, Iraque, Omã, Palestina, Turquia, Egito, Emirados Árabes Unidos, Chipre, Irã, Catar, Síria, Líbano, Kuwait, Jordânia, Israel, Lémen e Bahrein compõem esse pedaço da Ásia Ocidental. Quem pensa na região como sinônimo de guerras, conflitos e insegurança, engana-se. Tais fatalidades são, normalmente, exibidas pelas mídias, mas o Oriente Médio pode, com certeza, proporcionar momentos incríveis de lazer, em uma viagem bem segura. Localizado na junção da Eurásia e da África, do Mar Mediterrâneo e do Oceano Índico, com população estimada de 270 milhões de habitantes, o Oriente Médio é uma verdadeira “caixa de surpresas”.
Mulheres no Oriente Médio
Mulheres no Oriente Médio
É comum vermos matérias, na TV ou em revistas, que mostram os costumes do local. A imagem de mulheres muito reservadas e com turbantes, normalmente, é uma das primeiras coisas que nos vem à mente. A cultura do Oriente Médio é realmente diferenciada e, antes de visitar suas cidades, é importante conhecer os hábitos médio orientais. Tal conhecimento pode evitar muitos constrangimentos e desentendimentos. Confira os principais costumes:
  • As mulheres locais não devem sair com os cabelos descobertos e nem desacompanhadas.
  • A mulher casada, no Egito, exibe os cabelos somente para a família e para o marido.
  • A religião muçulmana obriga o uso do hijab, o manto islâmico que envolve todo o corpo, da abaya, a túnica preta e longa, e do niqab, o lenço fino que cobre o rosto e deixa os olhos à vista. Homens também usam longas túnicas.
  • No Egito, os homens ainda usam camisas e blusas com enfeites, sapatos floridos ou coloridos.
  • Na hora das refeições, não toca-se nos alimentos com a mão esquerda, pois essa é considerada impura. A mão direita, pelo contrário, é utilizada para fins nobres.
  • Em Marrocos, por exemplo, eructar após as refeições é sinal de satisfação. Quem não “arrota” passa por estranho.
  • As mulheres são muito vaidosas e preocupam-se com a estética. Nem mesmo a religião muçulmana impede que elas cuidem do corpo. Os salões são muito frequentados e, lá dentro, elas ficam mais à vontade, usando jeans, alças, descobrem o rosto, exibem jóias e, algumas vezes, piercings.
  • O beijo público entre casais é proibido. Mas o beijo entre homens, como comprimento, é permitido.
  • As moças solteiras não devem manter conversas com homens.
  • No Egito, as mulheres mais ricas exibem muitas jóias de ouro nos braços.
  • Nas escolas, os meninos e as meninas sentam em bancos separados.
  • Saiba pechinchar no Egito, pois, ao perceberem que trata-se de um estrangeiro, cobram altos preços pelos produtos locais.
  • Os Árabes não comem carne de porco, por ser considerada impura.
  • As mulheres são proibidas, pelo Corão, livro sagrado, de dirigir automóveis.
  • É comum encontrar homens de mãos dadas. Representa sinal de amizade.
  • Nos países árabes, é falta de educação apontar as coisas com o dedo indicador. Use sempre a mão inteira.
  • Deixar um pouco de comida no prato, após as refeições, é um elogio ao anfitrião, pois representa abundância.
Por mais que os costumes sejam flexibilizados para os estrangeiros, é importante entender um pouco da cultura local para evitar transgredir qualquer regra. As mulheres de fora podem usar jeans e saias, bem como os homens shorts e bermudas. Basta não exagerar a fim de não causar nenhuma reação. Biquínis discretos para as estrangeiras também são permitidos nas praias.
Alguns dos lugares mais procurados pelos turistas são: Israel, que respira história; a Turquia, sétimo país mais visitado no mundo, e; Dubai, um dos sete Emirados, considerada a capital do entretenimento. Quem gosta de passear à noite, vai se identificar muito com a cidade, pois ela oferece eventos capazes de preencher semanas. Um local que contrasta o velho e o novo, o conservador e o liberal. Se é para o Oriente Médio que você pretende ir em sua próxima viagem, aproveite para realizar reserva de hotéis aqui no Falaturista. E se sua preferência é pela “capital do entretenimento”, temos diversos hotéis em Dubai para recomendar.
Dubai - Emirados Arabes Unidos
Dubai - Emirados Arabes Unidos
Devido a diversos fatos históricos e à religião, característica marcante, uma forte e peculiar cultura desenvolveu-se no local, atraindo olhares do mundo todo. O cristianismo, o islamismo, o judaísmo, o mitraísmo e outras doutrinas, nasceram e tiveram a região como centro espiritual. Hoje o Oriente Médio é um grande centro de negócios, uma área estratégica, que tem o petróleo e a agropecuária como principais atividades econômicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog

Arquivo do blog