quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

A Origem do Carnaval

O carnaval é uma das festas mais populares do mundo, mas você sabe a origem do Carnaval? Na verdade não se sabe ao certo qual é a origem dessa festa animada, mas os primeiros relatos dizem que o carnaval originou-se na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C., e era uma festa onde os gregos realizavam seus agradecimentos aos deuses.
Especificamente no Brasil conta-se que iniciou-se em 1641 e foi obra do governador de Salvador que queria homenagear o rei Dom João IV, porém outras fontes apontam o ano de 1723 como inicio da festa de carnaval no Brasil trazida pelos portugueses . Embora não haja uma data exata consensual do inicio dos festejos no Brasil o certo é que tornou-se a festa mais popular do Brasil e que já se espalhou pelo mundo inteiro.
Alguns historiadores dizem que o carnaval era um festival religioso e primitivo, outros dizem que é uma festa pagã. Mas o certo mesmo é que o fim do carnaval marca o inicio da quaresma e consequentemente a preparação para a Páscoa. O carnaval é uma festa que celebra a vida e a alegria.
carnaval
O carnaval não tem dia certo para ocorrer, já que vários outros países já incorporaram a festa em seus calendários. Alguns países não dão muita importância ao carnaval, em Portugal o evento não recebe a mesma importância que que recebe por exemplo no Brasil.
Na Alemanha o carnaval começa no dia 6 de janeiro; na Colômbia começa em 11 de novembro; na França o carnaval só é comemorado na terça-feira gorda que é a quinta-feira da terceira semana da quaresma. Já nos EUA a festa é no dia 6 de janeiro, e finalmente no Brasil, a festa começa cinco dias antes da quarta-feira de cinzas.
No Brasil o cálculo da data origina-se relativamente ao domingo de Páscoa que ocorre no primeiro domingo após a primeira lua cheia que se verificar a partir do equinócio da primavera (no hemisfério norte) ou do equinócio do outono (no hemisfério sul), e a sexta-feira da Paixão é a que antecede o Domingo de Páscoa, então a terça-feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa.
O carnaval brasileiro ainda é uma das melhores festas do mundo inteiro, tanto é que as cidades ficam lotadas de turistas que querem ver o que há de tão espetacular no carnaval brasileiro. Os desfiles das escolas de samba, principalmente nos sambódromos do Rio de Janeiro e de São Paulo são espetáculos a parte a serem assistidos. Na Bahia e no Recife, os blocos de rua é que são os responsáveis pela animação da população e fazem o povo pular os cinco dias sem parar.
As fantasias carnavalescas começaram a ser usada em 1870 e fizeram sucesso até 1950. As fantasias de carnaval eram usadas por homens e mulheres e serviam para eles se embelezarem, celebrarem a alegria , esconderem suas verdadeiras identidades e chamarem a atenção de todos. As fantasias mais elaboradas foram saindo de moda quando as pessoas começaram a sentir necessidade de ter mais liberdade para brincar o carnaval. Ainda hoje em Veneza (Itália) é possível ver pelas ruas pessoas com lindas fantasias e máscaras de carnaval a brincarem alegremente pelas ruas e praças principais.
O carnaval que inicialmente era uma festa de rua foi transferida para locais fechados dando origem aos bailes de salão. Esses bailes reuniam mascarados, fantasias e tudo mais que você imaginar. Em alguns estados do Brasil o Carnaval acabou voltando para as ruas e os blocos começaram a se formar e se tornarem famosos e tradicionais. Os blocos saem às ruas e levam consigo por um trajeto especifico com um grande número de foliões atrás dos famosos trios eléctricos que fazem muito sucesso no norte e nordeste do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog

Arquivo do blog