segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Curiosidades sobre Paris

Paris at Night by Benh Lieu Song
  1. Orgulho dos franceses, a Torre Eiffel causou uma grande polêmica na cidade ao ser inaugurada em 1889, para a Exposição Universal que celebraria o centenário da Revolução Francesa. Muitos parisienses – artistas, jornalistas e intelectuais – não gostaram da novidade, que chamavam de “chaminé de ferro”. No início ela tinha licença para permanecer montada por apenas dois anos, mas foi ficando e conquistando cada vez mais o coração dos franceses.
  2. Subir a Torre Eiffel é inevitável para quem vai a Paris. A Torre Eiffel tem três andares, no primeiro andar o turista encontra uma loja de souvenirs, no segundo há restaurante. E no terceiro andar é possível observar a cidade a 324 metros de altura.
  3. O Vale do Loire fica cerca de 100 km de Paris, o Vale do Loire tem a maior concentração de castelos da Europa. Lá é possível passar momentos iguais aos de contos de fadas, visitando castelos com torres, pontes e jardins.
  4. Os franceses sem dúvida sabem aproveitar a vida e à noite lotam os teatros, restaurantes, bares e casas noturnas de Paris. Um dos locais mais marcantes é o teatro Ópera Nacional de Paris Garnier.
  5. Para quem quer descontração, as casas noturnas e clubes de jazz como o New Morning, animam a noite. Os bares também são bons programas e um dos mais famosos é o Favela Chic.
  6. A indústria do cinema ama Paris. Por causa de suas belas paisagens, a cidade já foi cenário e até temas de diversos filmes, principalmente romances. E não é só o cinema europeu que exibe a capital francesa em suas cenas. Hollywood há tempos já se rendeu ao charme da cidade. Descubra Paris nas telas, assistindo a filmes como Antes do Pôr-do-Sol, O Fabuloso Destino de Amelie Poulin, Moulin Rouge – O amor em Vermelho, Sabrina e o clássico Cinderela em Paris, com Audrey Hepburn.
  7. Inspirado em temas brasileiros, o forte em Paris é o samba que atrai inúmeros adoradores e curiosos.
  8. O museu D’Orsay exibe obras impressionantes como as de: Monet, Van Gogh, Renoir.
  9. Os cafés já fazem parte da história da cidade de Paris. É lá que há décadas os parisienses se encontram para comer, estudar ou descansar. Acredita-se que o primeiro café do mundo foi o Le Procope, frequentado por Voltaire e Napoleão Bonaparte, fundado em Paris em 1686.
  10. A cidade de Paris é um dos destinos mais desejados por casais em lua-de-mel. E não é por acaso, Paris tem muitos cenários românticos, como parques, jardins, palácios, cafés, além do Rio Sena.
  11. A bordo de barcos envidraçados pelo Rio Sena, é possível ter uma visão diferente dos pontos famosos da cidade, como a Torre Eiffel, a Catedral de Notre-Dame e o museu d’Orsay.
  12. O Jardim du Trocadéro é um dos mais bonitos de Paris, dispõe de aquário de água doce e um lago ornamental, com fontes, borda de pedra e estátuas de bronze.
  13. A Catedral de Notre-Dame é o melhor exemplo do movimento gótico, com torres de 69 metros, uma janela que mostra uma imagem de Cristo no centro e outra com a Virgem Maria, sem contar uma torre agulha de 90 metros. A construção da Catedral de Notre-Dame foi concluída em 1330-170 anos depois do papa Alexandre III ter iniciado a obra, colocando a primeira pedra.
  14. O museu de Louvre foi construído em 1190 e, na época, era utilizado como fortaleza dos ataques vikings. Ao longo dos anos, o museu de Louvre passou por várias reformas, inclusive a pirâmide de vidro. No local é possível visitar obras como a Monalisa, de Leonardo da Vinci, Vênus de Milo, as de Rafael e Rembrandt, além de esculturas européias, móveis, tapeçarias, porcelanas e jóias da Coroa Francesa.
  15. Pode parecer estranho, mas uma das atrações mais visitadas de Paris é, acredite, um cemitério. O Cimetière du Père Lachaise possui túmulos de diversas celebridades, como o compositor Chopin, o codificador do espiritismo Allan Kardec, o escritor Oscar Wilde e o vocalista e líder da banda The Doors, Jim Morrisson, atraindo fãs e curiosos.
  16. O Best Seller do escritor americano Dan Brown pode ser uma boa leitura para quem vai à Paris. O enredo da história, lida por mais de 25 milhões de pessoas, tenta desvendar os segredos de uma sociedade secreta, cujo líder seria um curador do Louvre, assassinado em uma das principais salas do museu. A trama tem como cenário pontos importantes de Paris como o Museu do Louvre, a igreja de Saint Sulpice, a estação ferroviária Saint Lazare, o parque Bois de Bolougne, entre outros.
  17. Com 50 metros de altura, o Arco é atualmente o ponto de partida para a maioria dos desfiles e celebrações patriotas. O monumento foi finalizado em 1836.
Arc de Triomphe
fonte: CVC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog

Arquivo do blog