segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Carro lê mente de motorista e antecipa o próximo movimento

Depois de tantas inovações, o carro pode ainda ganhar mais uma nova ferramenta: ler a mente dos motoristas! A pesquisa está sendo desenvolvida pela EPFL na Suiça em parceria com a empresa Nissan.

Os pesquisadores da EPFL conseguiram desenvolver um sistema em que uma cadeira de rodas é controlada por pensamentos. Eles querem levar esse conceito para a estrada e desenvolver um carro em parceria com a Nissan que antecipa o próximo movimento do motorista.

Usando indicadores ambientais e biométricos, os carros vão se preparar para agir conforme o que o condutor tiver em mente, por exemplo, andar mais devagar quando ele for fazer uma curva, ou mudar de faixa quando o motorista estiver à procura de uma saída na estrada.
   Divulgação
Sistema pode antecipar o movimento do motorista// Divulgação


Segundo o professor da EPFL, José Del R. Millán, que lidera o projeto, a ideia é misturar a inteligência do motorista e do veículo de modo a eliminar os conflitos entre eles.

A proposta é usar um sensor embutido no carro, bem como a atividade cerebral e o padrão de movimentos dos olhos para antecipar o que vai acontecer. Segundo a EPFL, o novo sistema também vai usar análise estatística para prever a intenção do motorista.

O ideal é que o trabalho seja rápido, para o carro saber quando você vai pensar “vire à esquerda” antes de você chegar à

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog

Arquivo do blog