sábado, 29 de outubro de 2011

A História da Música Country

Essa história surgiu de um gostoso bate papo com o cantor norte-americano “JOHN PERMENTER” que esteve aqui no Brasil em Maio de 2004 para uma turnê nacional de lançamento de seu cd “WAYFARING STRANGER”. Estava também com a gente “THEREZA CASTELO” da TCB Produções, apaixonada pelo country e responsável pela vinda de JOHN ao Brasil, uma pessoa maravilhosa de um astral altíssimo... E a história ficou assim:
Os primeiros a viajar para a América foram os ingleses, Franceses e Espanhóis, que trouxeram sua música...... para o NOVO MUNDO.

A música country começou a tomar forma quando grupos de imigrantes da Irlanda e da Escócia chegaram com suas rabecas e as baladas.

No Texas, a música alemã e mexicana foram crescendo e misturando e o resultado foi uma nova e única fórmula musical, tocada pelo povo rural.

Quando o jazz surgiu nas cidades, lá pelo final do século 19 e início do século 20 não temos dados exatos, o “ESTILO” “MÚSICA COUNTRY” que havia se instalado nas áreas rurais continuou à evoluir, e com essa evolução também um estilo de dança diferente com marcação forte e bem definida.

Com a invenção do rádio e da vitrola, a música country se tornou um tipo de música POP.

JIMMY ROGERS e a CARTIER FAMILY competiam com DERE ELLINGTON e BENNY GOODMAN desde então, a música country continuava a emprestar formas populares muito interessantes para ritmos como Blues, Swing e Rock-And-Roll.

Atualmente, a “COUNTRY MUSIC” continua influenciando uma variedade de ritmos na música Americana.

Da Irlanda, o tempo marcado, dos Cowboys, o swing de Bob Wills e ainda, o ritmo condutor de Elvis Presley, ou seja o ritmo “COUNTRY MUSIC” que nasceu da união de vários ritmos trazidos por imigrantes, mais a música local se tornou propulsora de vários ritmos, sempre mantendo sua identidade que é o ritmo marcado, forte e inconfundível.....


A musica Country, antes conhecida como musica country e western music ou country-western, é um estilo musical popular criado no sul dos Estados Unidos, com raízes na música folk, espiritual e blues. Nasceu da influencia de escravos com suas canções de guerra, o profundo senso religioso do Sul dos Estados Unidos e dos trabalhadores do campo.
No Brasil, Bob Nelson foi o pioneiro do estilo country na década de 60. Porém o movimento country surgiu no final da década de 70 em casas noturnas como: Farwest Bar, Barbadinhos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog

Arquivo do blog