sexta-feira, 4 de maio de 2012

Resumo da história da internet


A internet teve seu início durante a Guerra Fria (década de 1960), no qual as duas superpotências mundiais EUA (Estados Unidos da América) e URSS (União Soviética/Rússia) brigavam pelo “controle” e influência do mundo.
Durante esta época, estas duas superpotências sabiam que quem possuísse uma melhor e nova forma de comunicação poderia acabar liderando a disputa.
Com isso, os Estados Unidos tomou a frente da pesquisa por novos meios de comunicação e armazenamento, afinal, este também temia que um possível ataque da URSS pudesse atingir o país e destruir informações sigilosas que estariam ali armazenadas.
Com isso a ARPA (Advanced Research Projects Agency) criou a ARPANET, uma rede operacional a base de comutação de pacotes, armazenamento de dados e transmissão de dados em rede, além disso, pode-se dizer que a ARPANET foi a porta de criação da internet.
Envio do primeiro “e-mail”
No ano de 1969, mais precisamente no dia 29 de outubro, pode-se dizer que foi realizada o primeiro envio de e-mail do mundo. Este email que na verdade era uma mensagem, continha apenas uma palavra escrita, sendo ela “Login”. Porém, o computador que estava programado para receber e carregar a mensagem travou e deixou de funcionar assim que foi carregada a letra “O” na palavra.
A internet na década de 1970 até os dias de hoje
Com a tensão que havia entre Estados Unidos e a União Soviética diminuída, o governo dos Estados Unidos permitiu que estudantes e pesquisadores pudessem entrar na ARPANET para realizarem estudos na área de defesa da mesma. Porém, com tudo isso a ARPANET começou a possuir grandes dificuldades na administração de todo o sistema que foi criado para suportar as localidades universitárias que nela entravam.
Com isso a ARPANET foi dividida em dois grupos, o MILNET e a nova ARPANET, sendo que a ARPANET era utilizada apenas por pessoas não militares, e a MILNET apenas por militares do governo norte-americano. Graças a esta divisão, pôde-se então tomar novas iniciativas e também realizar o desenvolvimento melhorado da rede, onde estudantes e pesquisadores utilizavam dados já aplicados com novas idéias para aperfeiçoar os estudos. Dando assim a criação do sistema que conhecemos hoje chamado Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog