terça-feira, 4 de setembro de 2012

O Homem Bem Sucedido

     


O que deveria um homem fazer com sua vida? Temos apenas uma vida para viver e há tantas metas que um homem pode querer atingir! Mas o que um homem deveria fazer de modo a tornar sua vida um sucesso? O sucesso na vida pode parecer certamente ser um alvo ilusório. Temos que decidir em que constitui o "sucesso" e então devemos decidir se, e quando, atingimos a meta. Ao envelhecermos, descobrimos muitas vezes que aquelas coisas que pensávamos que constituíam o sucesso, na verdade enchem nossa vida de vazio.
Os jovens, que estão no início da vida, defrontam com esta questão: Que farei com o resto de minha vida? Todos nós temos que responder a essa mesma pergunta, mas este estudo se concentrará sobre a resposta que um homem tem que dar. Naturalmente, a respeito de algumas coisas, uma vida bem sucedida, tanto de homens como de mulheres, será a mesma coisa, mas há algumas responsabilidades especiais que cabem ao homem.
É natural, entre os rapazes, nos anos antes da maioridade, procurar um modelo entre aqueles homens que a sociedade considera bem sucedidos. A sociedade muitas vezes glorifica o atleta que possui capacidade física excepcional, mas que demonstra caráter inferior. Muitas pessoas imaginam que o homem perfeito é aquele que tem tremenda força física e, na verdade, a sociedade o admira por isso. A sociedade também mostra o homem com poder ou riqueza como um sucesso. Muitas vezes, tais indivíduos passaram por cima de outros, em sua decidida busca de satisfação de desejos mundanos, mas a capacidade para manejar tais poderes é admirada por muitos. Como observamos anteriormente, é freqüente esses indivíduos atingirem o topo só para descobrir que ele vale menos do que tinham imaginado.
Precisamos nunca esquecer que Deus criou o homem. Ele nos conhece melhor do que a nós mesmos. Além disso, Deus sabe o que satisfará o homem; ele sabe que tipos de realizações são de valor duradouro e satisfarão o lado espiritual do homem. Que tipo de homem Deus considera um homem perfeito, um homem bem sucedido? A Bíblia é o manual de Deus para o homem piedoso, e como tal contém informação de como um homem deverá agir em cada relação que ele tiver.
A verdade é que o homem é bem sucedido nesta vida somente quando serve seu Criador. O profeta Miquéias escreveu: "Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus" (Miquéias 6:8). O homem que deseja andar com Deus humilhar-se-á e obedecerá aos mandamentos do evangelho para crer em Jesus, arrepender-se de seus pecados, confessar sua fé em Cristo e ser batizado (Marcos 16:16; Atos 2:38; Romanos 10:9-10).
Quando um homem se torna um cristão, ele tem responsabilidade para com outros cristãos, por causa da relação que ele tem com Cristo. Ele buscará outros cristãos com quem adorar e trabalhar (Hebreus 10:24-25). Ele precisa crescer em seu conhecimento da palavra de Deus, de modo que seja capaz de partilhar a mensagem da reconciliação com outras pessoas (2 Pedro 3:18; Hebreus 5:11-14). Cada parte do corpo de Cristo, a igreja, deverá contribuir para o bem do todo, usando todas as abilidades que cada um possui (Efésios 4:11-16). Os homens precisam tentar qualificar-se para servir como diáconos ou presbíteros na congregação local. Desenvolver o caráter espiritual que o Senhor exige de diáconos e presbíteros exige tempo e persistência no estudo (1 Timóteo 3; Tito 1:5-9).
O homem bem sucedido de Deus pode não ser um homem rico ou influente, mas é um bom cidadão. Ele mostra respeito a Deus obedecendo às leis da terra até onde elas não conflitem com a lei de Deus. Ele sabe que Deus ordenou ao governo que providencie a ordem na sociedade e, assim, ele obedece à lei como se estivesse obedecendo ao próprio Deus. O Espírito Santo ordena: "Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas. De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus, e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação. . . . É necessário que lhe estejais sujeitos, não somente por causa do temor da punição, mas também por dever de consciência" (Romanos 13:1-2, 5). Assim, o homem que agrada a Deus anda correto diante dos outros, pagando seus impostos e mostrando respeito pelas leis que existem na terra (1 Pedro 2:11-17).
O homem bem sucedido é um bom trabalhador. Como empregado, ele trabalha pelo salário que recebe, sabendo que esse trabalho é, na realidade, um contrato entre o empregador e o empregado. Ele trabalha de tal modo que possa manter uma boa consciência, tanto diante do seu empregador como de Deus. Paulo escreveu: "Servos, obedecei em tudo ao vosso senhor segundo a carne, não servindo apenas sob vigilância, visando tão somente agradar homens, mas em singeleza de coração, temendo ao Senhor. Tudo quanto fizerdes, fazei-o de coração, como para o Senhor, e não para homens, cientes de que recebereis do Senhor a recompensa de herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo" (Colossenses 3:22-24). O homem de Deus é honesto e operoso, trabalhando de modo que possa ser capaz de ajudar outros (1 Tessalonicenses 4:9-12; 1 Pedro 4:15; 2 Tessalonicenses 3:6-12; Efésios 4:28).
Se um homem tem esposa e filhos, ele precisa providenciar as necessidades físicas deles, por meio dos frutos do seu trabalho. Desde o começo, Deus tem dado ao homem a responsabilidade de dar o que a família necessita (Gênesis 3:17-19). De fato, o homem que não quer prover a satisfação das necessidades de sua própria família é pior do que um incrédulo (1 Timóteo 5:8). Não há nenhuma garantia que procurando um emprego vai ser fácil, mas o homem que é preguiçoso e não está disposto a trabalhar para sustentar sua própria família deve se envergonhar. A Bíblia diz: "Se alguém não quer trabalhar, também não coma" (2 Tessalonicenses 3:10).
O homem bem sucedido de Deus, contudo, tem outras responsabilidades para com sua família além de cuidar das suas necessidades físicas. Ele tem que amar sua esposa como ama a si mesmo. Ele é o cabeça de sua esposa, mas a conduz com amor em vez de força. O apóstolo Paulo escreveu: "Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água e pela palavra, para apresentar a si mesmo Igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem cousa semelhante, porém santa e sem defeito. Assim também os maridos devem amar sua mulher como ao próprio corpo. Quem ama a esposa a si mesmo se ama" (Efésios 5:25,29). Tal homem não tira vantagem da submissão bíblica de sua esposa, mas em vez disso cuida dela como cuidaria de seu próprio corpo. É comum pessoas pensarem que um homem tem que dominar sua esposa com dureza de modo a provar que ele é verdadeiramente um homem! Nas mentes de tais pessoas, ser o cabeça da esposa supõe-se que permita ao esposo demonstrar raiva ou amargura para com sua esposa. Mas Deus aconselha gentileza, bondade e ternura (Efésios 4:31-32; Colossenses 3:12-13, 19; 1 Pedro 3:7).
O homem bem sucedido de Deus é também o chefe espiritual da família. Os filhos são uma dádiva do Senhor (Salmo 127:3) e assim o pai bem sucedido ensina a seus filhos o caminho do Senhor (Efésios 6:4). Para conseguir sucesso a este respeito, ele precisa trabalhar diligentemente, instruindo seus filhos conforme ele tem oportunidade (Deuteronômio 6:4-9). Naturalmente, ele próprio precisa aprender e andar nesse caminho para que sua família possa ver seu bom exemplo. Ele precisa ser paciente com seus filhos, de modo que eles não fiquem desanimados (Colossenses 3:21), justamente como Deus é paciente com seus filhos espirituais, mas ele não aceita que os filhos façam coisas erradas.
O homem que tem bom sucesso na vida é aquele que permite a Deus dirigir seus passos em qualquer situação, como um membro do corpo espiritual de Cristo, a igreja, como um cidadão, um empregado e um esposo ou pai. No dia do Juízo Final, o Senhor não perguntará com que velocidade uma pessoa pode correr, a que distância pode chutar uma bola, quanto dinheiro acumulou através de negócios, ou mesmo quão famoso foi na vida. Cada um de nós será julgado pelo manual do sucesso do Senhor (João 12:48). A medida de nosso sucesso será como seguimos o projeto do Senhor para um homem piedoso. O mundo, certamente, mede os homens por um padrão diferente, mas é a Deus a quem devemos prestar contas.
- por Allen Dvorak

Os 10 Mandamentos do Homem Honrado

Os 10 Mandamentos do Homem Honrado


Texto sensacional retirado do
http://www.doutrinador.com/2011/05/os-10-mandamentos-do-homem-honrado.html






Honra é a capacidade de defender princípios justos e dar valor ao próprio nome e justiça acima de todas as coisas, mesmo que isso lhe custe alguma desvantagem momentânea. Honra é a maior virtude de um ser humano, e uma vez residente, é indestrutível. Podem roubar e tirar tudo o que você tem, mas as coisas boas que fez, o seu nome e sua honra ninguém pode tirar a não ser você mesmo. Homens honrados são líderes justos e jamais devem dar vazão a emoção em decisões importantes.

Eis os 10 mandamentos presentes na cabeceira de todo homem honrado.

1. Honrarás a família

Nossos pais - por mais que possam ser ou que tenham sido injustos em certas ocasiões - lavaram nossa bunda suja, nos deram calor, água e comida que nos permitiu crescer com saúde. O mínimo que alguém com um pingo de honra deve fazer é ajudá-los na velhice ou em face de necessidade. Por mais que seus pais sejam incompreensíveis ou injustos em certas decisões, bancar o rebelde que não saiu das fraldas é atitude de homem desonrado. Se não fosse por eles você não saberia nem onde cagar, então enquanto estiver na casa deles aceite as regras, e quando sair para sua vida independente não esqueça de quem lhe deu suporte quando você ainda era indefeso.

Os demais membros de sua família se incluem também nisso. Possuem o seu sangue e de seus ancestrais. Possivelmente também limparam sua bunda e te alimentaram quando tudo o que você sabia fazer era chorar e cagar nas calças. Um homem honrado deve ser grato a todos os que lhe auxiliaram, pois é um proceder justo e digno. O nome da família deve ser honrado e todo macho conservador deve almejar o posto de cabeça da família, se preparando adequadaente para esse nobre cargo.

É óbvio que em toda a família existem membros desonrados e ovelhas negras pró-canalhice e cafajestismo. Primos chopeiros, primas piriguetes de laje, "ex"-drogados, tios beberrões etc. Mas isso não é motivo para ficar fazendo guerra familiar feito um paspalhão ou tentar enfiar a honra goela abaixo de todos feito uma gazela histérica. Tome a liderança, proteja os bens de sua família, mande a real em momentos oportunos e estratégicos e deixe o fanfarrão no esquecimento.

2. Honrarás o trabalho

Um homem honrado jamais abre mão do trabalho honesto, mesmo que o cultural "jeitinho brasileiro" pareça (ou seja) mais lucrativo. Jeitinho brasileiro é um nome bonito para extorsão, roubo, apropriação indébita, sonegação, estelionato, falcatruas e "gatos" ilegais. Não entre nessa, mesmo que lhe custe uns reais a menos no fim do mês.

Não há nada mais gratificante que colher os frutos de seu trabalho honesto.

3. Honrarás a honestidade

Esse mandamento tem relação com o anterior. Mesmo que as mulheres em geral não se importem com a origem do dinheiro de seus parceiros, um homem honrado jamais cederá à pressão para o ganho desonesto só para parecer mais rico e atrair mais mulheres ou status, pois ele sabe que mulheres e status são coisas transitórias e o que realmente permanece é seu nome e honra. Além de só atrair gold-diggers e interesseiras, elas irão cagar e andar se você for preso ou o ganho desonesto terminar. Um homem honrado jamais cede à pressão feminina e não aceita colocar seu nome e honestidade em jogo mesmo se houver um convite sedutor.

4. Honrarás o seu nome


O nome é um bem precioso para o homem honrado. Nada mais o incomodaria do que sujá-lo através de escândalos, falcatruas e rompimento unilateral de acordos. Isso significa que homem honrado jamais descumpre contratos, sejam verbais ou assinados. O aperto de mão do homem honrado vale muito mais do que um papel assinado por qualquer outro. Caso ele tenha cometido um erro de decisão, procura romper o contrato legalmente, arcando com o ônus de sua decisão impensada. Jamais apelará para brechas jurídicas desonestas ou procedimentos ilegais para se safar da responsabilidade pelos seus atos.

5. Honrarás a justiça

O homem honrado se incomoda com a injustiça. Isso significa que ele não suporta participar de negociatas ilegais, ser conivente com maracutaias ou participar de tratos desonestos. Isso não significa que o homem honrado vá vestir uma roupa de Batman e sair por aí espancando marginais. Mas ele jamais tomará partido ou andará junto de paspalhões que cometem injustiças com outros, sequer comendo à mesa de tal pessoa.

Honrar a justiça significa também ter comportamento justo nos relacionamentos e não exigir dos outros aquilo que você não faz. Por exemplo, exigir que sua parceira seja honesta, fiel, tradicional e recatada enquanto você é um tremendo cafajeste que sai metendo chifres nela por aí.

6. Honrarás a disciplina

Falta de comprometimento nos estudos, preguiça, vagabundagem, falta de esforço...
Nada disso existe no dicionário do homem honrado. A determinação em busca de seus alvos e objetivos é sua principal característica. Isso significa que não há espaço para vitimismos, desculpas e demais atitudes de frouxo desonrado. Ele enfia a cara nos estudos, se desapega de todos os parasitas que consomem tempo e dinheiro destinado a seus alvos e manda a real. Não permite que internet, vícios em redes sociais, TV, amigos cretinos ou até mesmo mulher lhe atrapalhe. Não tem dificuldade alguma em dispensar sexo se o momento for inconveniente ou puder lhe trazer prejuízos, já que o homem honrado manda no próprio pau, e não o contrário.

7. Honrarás a razão

Como já explicado nos pontos anteriores, um homem com honra jamais dará vazão a sentimentos estúpidos que possam lhe tirar a sobriedade necessária para tomar decisões importantes e justas. O homem honrado é racional. Não se deixa corromper por lágrimas de crocodilo, vitimizações, pseudo-fragilidade, cantos de sereia e outros artifícios comumente usados por mulheres nos relacionamentos. Não é um cão de guarda ciumento da esposa/namorada, mas age justamente.

8. Honrarás o direito do próximo

Um homem honrado nunca pensa apenas no seu próprio rabo. Não é egoísta, não inveja e não vê problema nos outros se darem bem, porque para ele o que mais importa é sua própria honra e não o saldo bancário do vizinho. Isso envolve não invejar bens de outros e não ficar tentando comer mulheres comprometidas - não por elas em si, afinal é provável que acabem traindo o parceiro com outro, mas sim pela repulsa do homem honrado em se envolver num ato de traição.

9. Honrarás as verdadeiras amizades

Antes de tudo, não estou falando aqui das amizades modernas que se resumem a formar bandos de imbecis para fazer grupinhos de balada. A amizade genuína é extremamente rara, mas extremamente prezada pelo homem honrado. Quando um grande amigo some ou segue um novo rumo, o homem honrado jamais fica todo afetadinho como se fosse a mulher do cara, mas fica preocupado e liga pra saber se ele está bem, se pode ajudar em algo, etc. Amigos honrados respeitam a individualidade do outro porque a amizade deles não é utilitarista, não serve apenas pra fazer bando pra catar mulher. Quando se encontram depois de muito tempo, não existe espaço para cobranças, apenas a satisfação de rever um velho e honrado amigo bem. Não falam mal pelas costas, ficam felizes pelo sucesso amoroso do amigo e não ligam quando ele dedica tempo ao relacionamento sério porque sabe que isso é natural. Não existem ciúmes imbecis e nem inveja. O tempo e distância não fazem diferença porque ambos sabem que o amigo honrado sempre estará lá.

Amizades não se resumem a "catar mulher", mas no apoio mútuo sem cobranças.

10. Honrarás a si mesmo

Honrar a si mesmo envolve cuidar da saúde, aparência, intelecto e diversos outros aspectos do desenvolvimento pessoal. Não ser egoísta e ser justo não significa ser um trouxa que se considera inferior aos demais e aceita até mesmo desvantagens só pra agradar. O homem honrado nunca se acomoda, não se entrega ao sedentarismo, à depressão e nem ao comodismo prejudicial, por mais difícil que seja abandonar esses vícios. Ele arregaça as mangas e está sempre procurando se tornar alguém melhor, não pelo que os outros pensam dele mas em respeito a sua própria pessoa. O homem honrado não é um vagabundo ausente de metas e objetivos. Ele sempre está procurando melhorar e investindo forte em si para colher muitos frutos no futuro.

CONCLUSÃO

É muito difícil cultuar a honra numa sociedade em que Justin Bieber é exibido como exemplo de masculinidade e a MTV ensina os jovens a terem um estilo de vida de maconheiro. Os pais também falham muito nisso mesmo podendo dar exemplo e ensinar os filhos a honrar as bolas que carregam. Mas a maioria são uns paspalhos metrossexuais que preferem gastar o tempo livre na frente do espelho se embelezando com Grecin 2000 a levar o filho no estádio pra urrar a favor do seu time, comer sanduíche de pernil e aprender a ser homem.

Há diversos outros aspectos e características que envolvem a vida de um homem justo e honrado, mas alistei as principais para que você comece desde já a observá-las e colocar os mandamentos em prática. Dessa forma, estará honrando essas duas bolas de gude que carrega entre as pernas e se tornando alguém melhor, não só para a sua família e sociedade mas para você.
 
fonte:http://oblogdobrayan.blogspot.com.br/search?updated-max=2011-08-26T12:47:00-07:00&max-results=7&start=17&by-date=false
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog