domingo, 16 de outubro de 2011

Jogo:Resident Evil 4 HD, o retorno de um clássico

Nome: Resident Evil 4 HD
Gênero: Ação
Distribuidora: Capcom
Plataformas: PS3 (PSN e Xbox 360 (Xbox Live)
Resident Evil 4 HD (Foto: Divulgação)Resident Evil 4 HD (Foto: Divulgação)
Embarcando na onda dos remakes de clássicos das gerações passadas, a Capcom aposta na reformulação da franquia Resident Evil, com Resident Evil 4 HD. Confira como ficou o trabalho da empresa:
Descoberta uma nova mina de ouro
Não é de hoje que as grandes empresas apostam no remake de clássicos para abocanhar lucros sem todo o esforço envolvido no desenvolvimento de um game do zero. E ainda mais na nova geração de consoles, que possuem lojas virtuais com um extenso catálogo, aliadas a um simples processo de compra online. A Capcom é uma dessas empresas que apostam nesse sucesso, e lança Resident Evil 4 HD, ao que parece ser o primeiro de muitos clássicos a ressuscitarem nesta nova geração.
Muitos ainda questionam o que leva um jogador a comprar um título mais do que conhecido, e que em muitos casos, este mesmo jogador já encarou inúmeras horas de gameplay, com este mesmo game, certo tempo atrás. Não há uma resposta exata para isso, mas os elementos citados nesse texto explicam boa parte desse questionamento.
Resident Evil 4 HD  (Foto: Divulgação)Resident Evil 4 HD (Foto: Divulgação)
A volta do clássico
Com muitos sabem, Resident Evil 4 dividiu opiniões. De um lado, jogadores exaltavam o quanto o game evoluiu graficamente desde RE: Code Verônica, e como a jogabilidade melhorou, trocando as famosas câmeras fixas por uma visão em terceira pessoa do personagem principal: Leon Kennedy. E do outro lado, tínhamos os fãs mais assíduos da série, que criticavam a falta de elementos assustadores e as mudanças bruscas na jogabilidade da franquia. Mesmo assim, o jogo não deixou de ser um sucesso, sendo convertido para inúmeras plataformas.
Resident Evil 4 HD (Foto: Capcom-Unity)Resident Evil 4 HD (Foto: Capcom-Unity)
A história de Resident Evil 4 gira em torno de Leon, agora um agende secreto do governo americano. Depois do seqüestro da filha do presidente, Ashley Graham, o protagonista viaja até um pequeno vilarejo na Espanha, em busca do paradeiro da pequena. Mas chegando no local, Leon se depara com uma seita que pretende contaminar todo o planeta com um vírus chamado La Plaga.
Vale lembrar que nada foi alterado no enredo do jogo nesta versão em alta definição do título. Aliás, poucas coisas foram acrescentadas. Além dos gráficos, que receberam um excelente tratamento de texturização, o jogo conta com o famoso sistema de Conquistas (Xbox 360) e Troféus (PlayStation 3), porém de forma bem limitada. Na versão para PS3, o título não conta nem mesmo com o famoso Troféu de Platina, que representa a pontuação mais alta de um jogo. Entretanto, é importante ressaltar que essa limitação é imposta pelas próprias empresas (Sony e Microsoft).
Resident Evil 4 HD (Foto: Divulgação)Resident Evil 4 HD (Foto: Divulgação)
Um belo retoque
O grande ponto alto da nova versão de Resident Evil 4 é aquilo que o próprio título sugere, gráficos em alta definição. È agradável olhar para um jogo que, alguns anos atrás, era um tanto embaçado, e hoje possui gráficos limpos e bem texturizados.
Não é difícil reparar o quanto alguns elementos do exterior encontram-se ainda um pouco poligonais, o maior exemplo disso fica logo no começo do jogo, quando Leon cruza um bosque e ao seu redor o terreno mostra-se bem poligonal. Mas o trabalho da Capcom foi tão eficiente, que dificilmente você se sentirá incomodado com isso.
As cenas de computação gráfica também não forma esquecidas, recebendo um verdadeiro retoque nas animações. Por se tratar do mesmo protagonista, qualquer semelhança com o filme de animação Resident Evil: Regeneração, não é mera coincidência.
Resident Evil 4 HD (Foto: Divulgação)Resident Evil 4 HD (Foto: Divulgação)
Jogabilidade esquecida
Se por um lado os gráficos foram bem trabalhados neste remake, os controles de RE 4 não passaram por nenhuma modificação, o que decepcionou bastante. Na época em que o jogo foi lançado para Game Cube, e em seguida para outras plataformas daquela geração, não era muito comum a utilização dos dois analógicos para se movimentar e atirar ao mesmo tempo. Principalmente se tratando de Resident Evil, jogo que foi sempre conhecido por utilizar esse mecanismo.
Mas a geração avançou e junto com ela a jogabilidade e comandos. E se levarmos em consideração que grande parte dos jogadores que adquiriram RE 4 jogaram RE 5, a adaptação ao retrocesso de comandos é pior ainda. Infelizmente, o jogador terá que se acostumar com os controles duros e ultrapassados.
Conclusão
Resident Evil 4 HD volta com estilo, impressionando pelos gráficos limpos e passando a sensação de um jogo recente. Sua mecânica foi inalterada, fazendo com que o jogador tenha que se adaptar a comandos lentos e ultrapassados. Se você nunca jogou esse clássico, não perca a oportunidade de conferir um dos melhores jogos da historia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog

Arquivo do blog